sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Comentário sobre o livro

Nome do livro: O pintor que pintou o sete

Autor: Fernando Sabino

Personagens: Pedro Pereira da Silva, mãe ,irmão e o filho do empregado

Sobre o que o livro fala: Artes e pinturas

Opinião do grupo: Este livro é recomendado para pessoas do 5º ano e do 6º ano mas nós gostamos porque nos ensinou um pouco de arte.


NOME:Leandro,Thiago,Laura.


Nome do livro:Kachtanka

Autor:Anton Tchekhov

Personagens:Luká Aleksandretch, Kachtanka, fédiuchka, Titia, Fiodor Timofeitck e Ivan Ivanitck.

Sobre o que fala o livro:Fala que uma cadelinha que se perdeu na neve e um senhor achou ela.

O opinião do grupo:O livro é muito bom de ler porque ele fala sobre uma cadelinha que se perdeu na neve.

Este livro é para leitores fluentes e idade de 10 anos.


Joana, Valeska e Marília.


Nome do Livro: Bicho Que Existe e Bicho que não Existe


Autor: Arthur Nestrovshi

OS melhores personagens: O jabuti, Lobisomem, cão dos infernos, dragão, mula sem cabeça ,basilisco e a fenix

A opinião do grupo :

Eu gostei do livro porque ele fala de coisas que não existe na realidade opinião de Eric

Eu gostei do livro porque tem bichos que existem e bichos que não existem opinião de Luka

Eu gostei do livro mais o livro é para crianças e de a baixo 9 anos opinião Rafael


Grupo:Eric, Luka e Rafael



Autor :Jon Scieszka .

Título:A verdadeira Historia dos três porquinhos .

Leitor:Fluente.

Idade:8 Anos .

Opinião do grupo:O grupo achou bom por que não e a mesma historia dos três porquinhos.

Sobre o que o livro fala:O livro fala sobre um espirro e uma xícara de açúcar.


Assinado:Vitoria Chaiane e Júlia.


Nome do livro:O melhor amigo.

Autor:Walter Ono.

Personagens: cachorro e o gato.

Sobre o que fala o livro: Olhando a capa do livro da impressão que é o gato que é o melhor amigo mais abrindo o livro e lendo não e o que disse a capa quer saber mais leia o livro.

Opinião do grupo: Nós gostamos desse livro porque ele é bom de ler.

Idade até.7 a 10 anos.

Grupo: Diuliana, Josemara e Hellen


Nome do Livro: Superaventuras no videogame

Autor: Marô= Barbieri

Personagens: Eduardo, Tuca, Gringo, Zico e Nica

Sobre o que o livro fala: Sobre o vídeogame

Opinião do Grupo: A nossa opinião é que esse livro é para menores de 11 anos

Esse livro é para quem gosta de videogame.

Esse livro é para leitores fluentes e para idade de até 11 a 12 anos.


Alan, Kauan e Gabrieli


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Observação dos Feijões

Observação dos Feijões


Plantamos os feijões no dia 21/10, no outro dia todos estavam com o algodão roxo, porque a gente molhou e saiu o líquido com a cor.

No dia 25/10, começaram a sair as raízes e foram desenvolvendo.

No ambiente seco os feijões não desenvolveram, no ambiente escuro eles cresceram bem, só que estavam feios, com folhas amareladas, cheio de raízes e o caule caiu para os lados.

No ambiente úmido, alguns feijões morreram, por

que estavam com muita água, as raízes se afogaram e os feijões não se desenvolveram.

No ambiente iluminado os feijões cresceram bastante, bem bonitos, com a cor verde bem bonita, as raízes fixaram bem no algodão, com folhas bem verdinhas.

Conclusão: Que as plantas precisam de água e luz, tanto a falta, quanto o excesso, acabaram prejudicando o desenvolvimento de alguns feijões. Os feijões no ambiente iluminado cresceram mais perfeitos, com o caule mais forte, mais folhas, com

uma cor verde bonita, provando que com luz e água adequadas a planta se desenvolve bem melhor do que as outras que não foram cuidadas da mesma maneira.


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A experiência

No dia 19/10 plantamos 4 grãos de feijões cada um num pote com algodão. Um ficou dentro do armário da sala recebendo água para ficar sempre úmido. O outro só recebeu água no primeiro dia. Um sempre ficava com bastante água e o outro recebia água para ficar úmido, Estes três ficaram em cima do armário recebendo luz do sol. A professora perguntou o que aconteceria e nós achamos que o seco morreria de sede. O molhado iria se afogar e do armário ia morrer abafado. Só nasceria o que recebe água e luz normal. A partir do dia 20/10 começamos a observar o que acontecia com os grãos até o dia 3/11. O da água não morreu e foi o primeiro a começar a crescer. O do armário passou todos e ficou enorme mais muito fraquinho pela falta de luz, muito branco e as folhas não abriram e a cor era amarelada. O seco foi o primeiro que morreu. E o que nos achamos que nasceria com certeza, acabou quase morrendo por causa do fim de semana do dia 23 , sem receber água e do feriadão desta semana. Descobrimos com a profe da tarde que a sala é quente demais e recebe muito sol. Entendemos que a planta é assim como a gente que se come demais acaba obeso e de menos fica anêmico. Notamos que primeiro nasce a raiz, depois o caule e por último as folhas. O feijão nasce de um grão, mas também tem plantas que nascem de mudas. A planta é um ser vivo diferente dos animais que nascem de ovos ou se desenvolvem na barriga das suas mães.

Texto coletivo turma 4a1









Observando a experiência

Grão que recebeu muita água. O calor da sala diminuiu o excesso de água. O feijoeiro atingiu 14 cm e śo nasceu uma folha.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DESENHANDO OS ANIMAIS PESQUISADOS NO KOLOUPAINT

Nesta sexta feira, pesquisamos animais na Internet e depois desenhamos eles no kolour paint. Ficou legal







Laura




Tiago




Joana

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Nós estamos na semana do trânsito e fizemos uma entrevista sobre isso e também estamos fazendo um cartaz. Estamos aprendendo as placas de trânsito. Estas são as placas que estamos aprendendo :























Feito por Valeska

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Com a a pulga atrás da orelha




Conheci o livro " Com a pulga atrás da orelha" enquanto fazia o curso de pró-letramento em São Leopoldo. Além de ser uma leitura divertida, ajuda os alunos a fazerem interpretação, pois traz os desenhos de acordo com a fala, e depois escreve sobre o que realmente quer se dizer com determinada expressão. Como atividade aproveitamos agosto, o mês do folclore, para pesquisar e entender alguns ditados populares. Professora Elsa


Opinião dos alunos sobre o livro:

Eu gostei muito do livro por que ele ensina o que os pais falam e que a gente não entende. Vitória.

Eu gostei muito por que mostrou muita coisas para aprender. Diuliana


Se vocês pegarem vão rir muito porque a leitura é muito engraçada. Eu gostei da morte da bezerra. Gabrieli

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nos fizemos uma receita e foi muito legal. A gente foi para sala de informatica e copiamos no computador nos demoramos 4 aulas para fazer a receita nos nos atrapalhamos um monte mas foi legal.
Nos vamos fazer um livrinho.

Feito por Alan

terça-feira, 22 de junho de 2010

Sobre os santos da festa junina...


SANTO ANTONIO 13 DE JUNHO- Santo Antônio é um dos santos de maior devoção popular tanto no Brasil como em Portugal.

É o santo familiar e protetor dos varejistas em geral, por isso é comum encontrar sua figura em estabelecimentos comerciais.

Sua influência é marcante entre o povo brasileiro. Seus devotos, em geral, não têm em casa uma imagem grande do santo e preferem levar no bolso uma pequena para se proteger. É a ele que as moças ansiosas pedem um noivo. A prática de colocar o santo de cabeça para baixo no sereno, amarrada num esteio, ou de jogá-lo no fundo do poço até que o pedido seja atendido, por exemplo, é bastante comum entre os devotos.







SÃO PEDRO 29 DE JUNHO

São Pedro, o apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.




SÃO JOÃO 24 DE JUNHO São João ocupa papel de destaque nas festas, pois, dentre os santos de junho, foi ele que deu ao mês o seu nome (mês de São João) e é em sua homenagem que se chamam "joaninas" as festas realizadas no decurso dos seus trinta dias. O dia 23 de junho, véspera do nascimento de São João e início dos festejos, é esperado com especial ansiedade. Segundo Frei Vicente do Salvador, um dos primeiros brasileiros a escrever a história de sua terra, já no ano de 1603 os índios acudiam a todos os festejos portugueses, em especial os de São João, por causa das fogueiras e capelas.

A Lenda do surgimento da fogueira:

Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.

Nossa Senhora então perguntou:
- Como poderei saber do nascimento dessa criança?
- Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa. Certo dia Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas. Foi à casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho.


MARIA E JONATHAN/4A2

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O primeiro jogo do brasil na copa 2010

O primeiro jogo do Brasil foi contra a Coréia do Norte o Brasil ganhou de 2 a 1. O primeiro gol foi do Maicon da lateral . O Káka deu um passe para o Elano que fez o segundo gol.O Dunga não deveria ter tirado o Elano porque ele tinha mais chance de fazer o terceiro gol.
Feito por kauan e Luka

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Passeio na cidade







Nós fomos na biblioteca e lá eu vi um livro muito bonito e também eu vi um lugar ao
ar livre e eu tambem vi outro livro eu gostei muito. (Thiago)





O campo do Aimoré é grande e antigo e a 4 a1 foi visitar o campo e encontramos a foto do meu pai no museu do time. Pena que não podemos entrar no campo porque a grama estava molhada. (Kauan)










Eu gostei de ir ao museu porque eu a prendi que no museu guarda um monte de coisa antigas.
(Rafael)

sexta-feira, 21 de maio de 2010










Hoje a gente fez um teatro e foi muito legal. Fizemos fantoche de tnt. A gente vai apre sentar para outra turma.

Feito por Leandro e Bruna

sexta-feira, 14 de maio de 2010

TRABALHOS DA TURMA 4A2



Nós gostamos do trabalho de dobro, criamos historinhas matemáticas no computador.
Nós fizemos trabalhos sobre as famílias com fotos e com figuras, de familias criamos um texto sobre as pessoas, nos fizemos trabalhos sobre a arvore genealógica criamos fantoches para construir um teatro, para mostrar para professora, gostamos muito de fazer estes trabalhos.




Postado por Daniel, Fabiano, Gabriele e Alessandro

segunda-feira, 10 de maio de 2010

presente das mães


Nós fizemos um prato com a professora de artes quando eu dei o prato para a minha mãe ela ficou muito feliz com aquele presente colorido . A gente esta fazendo um livrinho sobre nossa familia. Estamos gostamos de fazer este livro

Feito por Josemara, Vitória e Diuliana

segunda-feira, 3 de maio de 2010

APRESENTANDO A TURMA 4A2

A NOSSA TURMA TEM 23 ALUNOS. A NOSSA TURMA É BAGUNCEIRA , QUANDO A TURMA ESTÁ SOZINHA TODO MUNDO BAGUNÇA.
A NOSSA SALA TEM MUITOS TRABALHOS, CARTAZES SOBRE OS COLEGAS, DOS ANIVERSÁRIOS, NOMES, RETRATOS.
NÓS GOSTAMOS DA ÁRVORE GENEALÓGICA (TALITA E ADRIELLE).
GOSTAMOS DAS CONTAS (THIAGO E WELLINGTON)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Como é a turma 4A1


A 4a1 é calma. Quando os carros passam na avenida nossa sala fica barulhenta. A sala é bonita e tem muitos cartazes coloridos e tem alfabetos. A gente fez a nossa casa com material de sucata tem um cartas do ajudante do dia. A professora Elsa è legal ela não é brava com a gente. A nossa sala tem 16 alunos.

Feito por Joana, Júlia e Valeska

sábado, 17 de abril de 2010

Bem -Vindos


Bem -vindos ao blog dos quartos anos da Escola Zaira Hauschild.
Servirá como meio de integração e comunicação entre as turmas 4a1 e 4a2.
Professoras: Elsa e Luciane.