quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A experiência

No dia 19/10 plantamos 4 grãos de feijões cada um num pote com algodão. Um ficou dentro do armário da sala recebendo água para ficar sempre úmido. O outro só recebeu água no primeiro dia. Um sempre ficava com bastante água e o outro recebia água para ficar úmido, Estes três ficaram em cima do armário recebendo luz do sol. A professora perguntou o que aconteceria e nós achamos que o seco morreria de sede. O molhado iria se afogar e do armário ia morrer abafado. Só nasceria o que recebe água e luz normal. A partir do dia 20/10 começamos a observar o que acontecia com os grãos até o dia 3/11. O da água não morreu e foi o primeiro a começar a crescer. O do armário passou todos e ficou enorme mais muito fraquinho pela falta de luz, muito branco e as folhas não abriram e a cor era amarelada. O seco foi o primeiro que morreu. E o que nos achamos que nasceria com certeza, acabou quase morrendo por causa do fim de semana do dia 23 , sem receber água e do feriadão desta semana. Descobrimos com a profe da tarde que a sala é quente demais e recebe muito sol. Entendemos que a planta é assim como a gente que se come demais acaba obeso e de menos fica anêmico. Notamos que primeiro nasce a raiz, depois o caule e por último as folhas. O feijão nasce de um grão, mas também tem plantas que nascem de mudas. A planta é um ser vivo diferente dos animais que nascem de ovos ou se desenvolvem na barriga das suas mães.

Texto coletivo turma 4a1









Observando a experiência

Grão que recebeu muita água. O calor da sala diminuiu o excesso de água. O feijoeiro atingiu 14 cm e śo nasceu uma folha.

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